REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO

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Curso prático presencial de condicionadores de AR SPLIT
Nesse curso o professor leva o aparelho de ar condicionado SPLIT e instala em sala de aula.
Os alunos vão assistindo e fazendo perguntas enquanto o professor explica passo-a-passo como instalar e desinstalar o aparelho.
O objetivo que é que no final do curso o aluno saia sabendo instalar o aparelho e sem nenhuma dúvida.

Clique abaixo para saber as datas dos próximos cursos SPLIT nas seguintes cidades:

São Paulo - Sorocaba - Rio de Janeiro - Belo Horizonte
Atenção: As turmas de São Paulo e Sorocaba já estão quase fechadas, reserve já sua vaga.


Curso prático presencial de refrigeradores e freezers
Nesse curso o professor levar o refrigerador e consertar em sala de aula. O aluno verá todas as ferramentas necessárias para o conserto de um refrigerador e saberá como usá-las.
O curso é dedicado a quem deseja aprender consertar refrigeradores e freezers.
Esse curso está disponível apenas em São Paulo


Curso presencial ar condicionado automotivo
Com demonstração de peças e ferramentas em bancada.

Nesse curso o professor vai mostrar em uma bancada a válvula de expansão, filtros, mangueiras e o compressor do ar condicionado automotivo e seus componentes, fazendo a desmontagem da polia, removendo a bobina da embreagem e explicado tudo sobre os seus mecanismos.
São Paulo - Rio de Janeiro - Belo Horizonte

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Author Topic: Gases inflamáveis na refrigeração.  (Read 5436 times)
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Carlos Henrique
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« on: March 06, 2010, 05:21:18 PM »

Boa tarde ouvi dizer, que a partir do ano de 2011, os refrigeradores serão, fabricados com gás inflamável.  
 Não sendo mais carregado com R134 e com outros gases.
Isso é verdade?


Obs; e não poderá ser soldada a tubulação sob o risco de explosão, depois que foi carregado. .

Obrigado.
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AuGusto
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jao128@hotmail.com
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« Reply #1 on: March 15, 2010, 08:57:37 PM »

È o R600a e sim ele é inflamavel ja existe no mercado refrigeradores carregados com este refrigerante quanto a não poder ser soldado depois de carregado nenhum pode todos tem que se retirar o fluido para poder ser feita solda
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IVANYLSON -B.HTE
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« Reply #2 on: February 28, 2011, 05:44:57 PM »

Boa tarde ouvi dizer, que a partir do ano de 2011, os refrigeradores serão, fabricados com gás inflamável.  
 Não sendo mais carregado com R134 e com outros gases.
Isso é verdade?


Obs; e não poderá ser soldada a tubulação sob o risco de explosão, depois que foi carregado. .

Obrigado.

SOBRE O GAS R-600a

Apos o sistema ter sido carregado com  R600 a. nao se
deve utilizar chama para brazar ou soldar junçoes/conexoes do sistema.
devem ser usada a soldagem ultrasonica ou de junçao de tubo pelo sistema
LOKRING esses sao recomendados.


SOBRE A UTILIZAÇAO

A utizaçâo de refrigerantes inflamaveis em sistemas
herméticos de refrigeração doméstica foi descotinuada
após o aparecimento e produção em larga escala dos
refrigerantes CFCs. em função destes ultimos
apresertarem baixo custo, serem atoxicos e por não
apresentarem caracteristicas de Inflamabilidade.

Diversos refrigerantes alternativos aos  CFC 12 foram
estudados e alguns vem sendo normalmente utilizados
pela indústria de refrigeçao mundial. entre eles, estáo
aguns refrigerantes inflamaveis

Isto se deve ao fato de certos refrigerantes inflamáveis.
entre eles o isobutano (R 600a), apresentarem excelentes
caracteristicas anbientais, ou seja.náo afetarem a
camada de ozonio e exercerem efeito direto desprezivel
sobre o aquecimento da Terra (efeito estufa).

 
VAZAMENTO NA LINHA DO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO

Os sistemas de refrigeração que operam com R600a
Funcionam com pressôes de sucção abaixo da atmosferica.
Isto faz com que durante o funcionamento do compressor.
sempre que ocorram vazamentos na linha de sucção.
entre ar no interior da tubuIação do sistema.
e tambem que R 600a vaze durante os periodos de parada do compressor ( equalizaçao com a
pressão atmosférica).
Para se obter uma mistura infIamáveI com R 600a é
necessario em torno ce 92-98% de ar em volume dentro
da tubulaçâo do sistema, quando isto ocorrer a
quantidade de isobutano presente no sistema, que ja e
pequena devido a sua reduzida carga de gás passa ser
insignificante,  nâo ofecendo perigo a qualquer
componente do sistema.
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FCorreia
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« Reply #3 on: April 22, 2014, 11:03:30 PM »

Se o gás é inflamável, julgo que seja segura fazer a inertização do sistema antes de soldar. Ainda não peguei nenhum equipamento com R600, não, mas pelo que sei é gás metano.
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IVANYLSON -B.HTE
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« Reply #4 on: April 24, 2014, 12:23:09 PM »

                                                               GAS R-290
 (Revisao 00)

O gás isobutano (R290), possui características que fazem dele um excelente substituto para o HFC,
com vantagem de se tratar de um gás totalmente inofensivo ao equilíbrio natural.
Normalmente somente a válvula perfuradora no tubo de carga  é o suficiente para que todo o gás seja liberado.
Entretanto em caso de entupimento do tubo capilar, este impedirá que o fluido chegue até o tubo de
carga para ser liberado, com isso o fluido ficará comprimido no condensador.
Por isso o procedimento da quebra do tubo capilar e do tubo do filtro secador com o alicate
antes de usar o maçarico é obrigatório:
Se você observar que o R290 não esta saindo nem pelo tubo de carga nem pelos tubos do filtro quebrados, use um cortador de tubos para soltar o filtro secador e não o maçarico.
Obs: Antes de efetuar qualquer procedimento com R290, assegurar que o lugar esteja arejado (janelas abertas, etc). Usar ventilação forçada próximo ao alojamento do compressor também é
recomendado.

==================================================
Procedimento
· Desconecte a parte elétrica do compressor.
· Conecte uma válvula perfuradora ao tubo de carga.
· Nunca quebre o tubo com alicate, para não liberar o gás no ambiente fechado.
· Conecte a mangueira ao tubo de carga e libere o gás em ambiente aberto.
· Após a liberação do gás, dê umas chacoalhadas no compressor, forçando o gás se desprender
do óleo. Ao final, retire a válvula e a mangueira do tubo de carga.
· Quebre o lacre do filtro secador e do capilar, certificando que não há resíduo de gás no sistema.
Para tal, aplique nitrogênio para expurgar o gás residual.
· Retirada das soldas.
· Use luvas e óculos de segurança nesta etapa. Com um maçarico oxiacetileno, desconecte o tubo
de carga, o filtro secador, o tubo de sucção e o tubo de descarga. Cuidado para não queimar o
gabinete, ou o alojamento do compressor.
· Lacre os tubos do compressor com borracha ou fita adesiva, para evitar entrada de umidade no
sistema.
· Solde um tubo de cobre (diâmetro 1/4", comprimento 50 mm) na saída do condensador, e
outro tubo de cobre (diâmetro 1/4", comprimento 50 mm) na saída do tubo de sucção, para
limpeza com nitrogênio.
· Conecte o engate ao tubo de sucção e efetue a limpeza no evaporador, liberando pelo capilar.
· Lacre o evaporador após a limpeza.
· Conecte o engate à saída do condensador e efetue a limpeza, lacrando em seguida.
· Retire todos os tampões
· Se necessário, encaixe um novo tubo de carga ao compressor.
· Retire o tubo de 1/4" utilizado na limpeza do evaporador.
· Encaixe o tubo de sucção, e em seguida encaixe o tubo de descarga.
· Solde o tubo de sucção e tubo de carga, utilizando solda foscoper.
· Solde o tubo de descarga com solda prata.
· Desconecte a ponta de cobre de 1/4", utilizada na limpeza do condensador, conectando o filtro
secador três vias ao condensador.
· Conecte o capilar na saída do filtro, apertando levemente o tubo para facilitar a solda.
· Solde o filtro secador ao condensador com solda prata e fluxo.
· Solde o capilar ao filtro secador com solda foscoper.
· Lacre o tubo de carga e a terceira via do secador.
· Lixe os pontos com solda prata e fluxo, com uma lixa de tecido grana 80, para não impedir a
detecção de vazamentos.
· Pressurize o sistema com nitrogênio (entre a terceira via do filtro secador e o cano de carga).
· Verifique pontos de vazamento com água e detergente, e verifique se o sistema não perde
pressão. Caso ocorra, repita o processo de verificação.
· Libere o sistema e realize um vácuo de 45 min.
· Amarelo: bomba de vácuo - registro central manifold.
· Vermelho: terceira via secador.
· Azul: tubo de carga.
· Ligue a bomba, abra na seqüência: registro central, baixa (azul) e alta (vermelho).
· Ao término, feche a alta (vermelho), desconectando o secador e a mangueira do manifold.
Lacre a terceira via e solde com oxiacetileno, soldando em seguida o ponto lacrado com
foscoper.
· Conecte ao gás ao manômetro de alta, abrindo o seu registro e efetuando um vácuo de 5 min.
· Feche a válvula principal, desligue a bomba e a desconecte. Feche o registro de alta.
· Com o cilindro de gás na balança, efetue a tara e realize a carga, abrindo o cilindro do gás e o
registro de alta, dosando a quantidade e fechando ao atingir a carga correta. Feche também o
cilindro de gás.
· Conecte a parte elétrica.
· Aguarde 5 min e ligue o equipamento refrigerador. Em seguida, ligue o registro de alta, para
liberar o gás da mangueira.
· Feche os registros de alta e baixa.
· Desconecte o gás e o engate fêmea do tubo de carga.
· Com um alicate de lacre, feche o tubo de carga e solde a extremidade com oxiacetileno. Retire
o alicate e solde o ponto.
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