Nova pagina 10

Fórum da junta técnica
Responsável: Prof. Moisés F. Pereira
CREA:5062053109

Regras do forum  


                                                                       CURSOS A DISTÂNCIA
 



Microondas
 

 

Micro-system

 
 
0SU52025 - Minicom RackManager 15

Eletrônica de bancada

 
Tecnologia LCD

 
JuntaTecnica.com
October 23, 2014, 12:24:32 PM *
Welcome, Guest. Please login or register.

Login with username, password and session length
News: SMF - Just Installed!
 
   Home   Help Login Register  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Tutorial para o gravador de eeprom USB - Virtuatec  (Read 3566 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Marcio_Ortolan
Interface Micronas, veja no site
Membro_VIP
Apoio técnico
*****
Posts: 761


mr_ortolan@hotmail.com
WWW
« on: December 10, 2011, 12:37:00 PM »

No CDROOM de instalação localize o executável 'setup' a qual irá dar inicio a instalação do programa de leitura e gravação PICKIT2 da microchip, aceite o termo de instalação e siga os passos e confirmações.



Link para a página do nosso gravador:

http://virtuatec.com.br/products/Gravador-de-eeprom-USB.html

Nosso msn de contato:

mr_ortolan@hotmail.com



Após instalado o programa, basta conectar o gravador de eeprom USB com o cabo que acompanha o kit, e o Windows se encarregará de instalar o drive do dispositivo, ao qual aparecerá como 'dispositivo de armazenamento' o led 'verde' acenderá indicando a alimentação da placa.

Se fora aberto o software PICKIT2 e depois conectado o gravador aparecerá a mensagem 'PICkit 2 not found, ckeck USB conection' para que o programa reconheça o gravador, basta simplesmente dar um refresh, na opção 'check communication' e será apresentado o modelo do firmware do gravador.





Depois de reconhecido o gravador e estabelecida a comunicação vamos ao ajuste do chaveamento de alimentação do eeprom em 'Target VDD source' utilize a opção 'FORCE PICkit2' que deixará a tensão de alimentação em 5V, e também nos dando a opção de deixar ligado a alimentação do eeprom, recomendamos deixar desmarcada essa opção e deixar que o programa ligue a tensão quando acionado.



Vamos citar algumas funções dos botões do programa, citaremos apenas o que serão utilizados com a leitura e gravação de eeprom.

Botão 'FILE' temos a função de importar (abrir o arquivo a ser utilizado) e exportar (salvar o arquivo lido) na nova janela que abrir na caixa de seleção de extensão podemos escolher entre a extensão BIN ou HEX, utilizo HEX por se tornar padrão e ser menor o arquivo, este é lido pelos demais programas sem problemas.



Assim como as funções em 'FILE' podemos utilizar os botões de atalho no canto inferior e direita da janela do programa, o botão 'Auto import + write' permite que você escolha o arquivo a ser gravado e uma vez selecionado e aceito, o programa imediatamente o grava no eeprom e nos informa para pressionar novamente o botão para encerrar a ação.

O outro botão 'Read+ export' faz semelhante, assim que lê a memória, já abrirá a pasta de destino do arquivo.

Em 'device family' entre os demais exemplos de uControladores encontraremos a classe 'EEPROM' aonde escolhemos a família 24LCXXX, não se preocupe com as letras LC, funciona com L, C e W.



NO botão 'TOOLS' encontraremos as opções 'Target VDD Source' e a opção 'check communication' que serão utilizadas sempre quando necessário configurar. Notem a função 'Write on PICkit Button' que quando habilitada podemos utilizar o botão 'GRAVAR' da placa do programador de eeprom para iniciar a gravação do eeprom, quando acionado.



Botão 'READ' utilizado para leitura do dispositivo (eeprom) notem que na caixa de informação acima é nos dado a situação da ação executada que quando tudo ocorrer bem, 'lendo dispositivo...Programa da memória...fim' e abaixo será mostrado o arquivo em forma hexadecimal ou como escolher na opção mostrada.



Botão 'WRITE' gravar, teremos quando ocorrer corretamente a gravação a caixa de informação em verde com os dizeres 'programming successful' que obtivemos sucesso na gravação.



A verificação fará uma comparação dos arquivos, do que está aberto e lendo o que foi escrito no eeprom e se tudo ocorrerá como esperado teremos a resposta que a comparação está ok.



A função 'ERASE' tão conhecida que nunca funcionava nos gravadores de eeprom seriais e do gênero, agora passa a funcionar, pois esta função faz automaticamente o que fazíamos manualmente e escreve no eeprom os dados em branco 'FF FF'



O botão 'brank check' não funcionará com eeprom, uma vez que verifica a memória flash do uControlador e no eeprom funciona com a função 'verify'



Tão simples quantos já estão acostumados com outros programas de gravação, não requerendo configurações complexas e ou que venhamos a esquecer e cometer erros ou passar por situações aonde um erro inesperado no priva de continuar com a manutenção do aparelho na bancada

Considerações finais:

Até pouco tempo então disponibilizar gravadores com um CORE que suportava a comunicação USB, era dispendioso e ao mesmo tempo enfrentávamos o problema de drives para os windows.

O que justificava que; 'não tínhamos como te ruma gravador de baixo custo  a comunicação USB' e não como andam dizendo pelos forums afora de que não era possível etc.

Hoje com a possibilidade de comprar diretamente de grandes fornecedores de material eletrônico conseguimos cortar custos e outros que encareceriam o produto e assim podemos oferecer algo palpável e seguro acessível a qualquer técnico de nosso território brasileiro.

Abraço a todos

10/12/11
Logged

Marcio R.

Visitem...

TED
AUTORIZADA TOSHIBA/MOTOBRAS.
Membro_VIP
Grande Colaborador
*****
Posts: 5195


mpbmusic4@hotmail.com
Email
« Reply #1 on: February 15, 2013, 11:38:34 AM »

PODE ME ADD NO MSN "SKYPE" mpbmusic4@hotmail.com
Logged

AUTORIZADA SEMP TOSHIBA E MOTOBRAS
(consertos de outras marcas),TV - DVD - FORNO - CR - PC - SOM - CONV. DIGITAL.
Quadros
Novo
*****
Posts: 54


« Reply #2 on: April 26, 2013, 04:21:55 PM »

Me diz aí, que dizer que agora posso gravar eeprom pelo notebook?
E se for quanto custa?
Um abraço.
Logged
Marcio_Ortolan
Interface Micronas, veja no site
Membro_VIP
Apoio técnico
*****
Posts: 761


mr_ortolan@hotmail.com
WWW
« Reply #3 on: April 30, 2013, 10:21:18 PM »

Me diz aí, que dizer que agora posso gravar eeprom pelo notebook?
E se for quanto custa?
Um abraço.

Suporta windows xp, w7 e w8

mais detalhes no link abaixo, ultimas peças.

http://virtuatec.com.br/produtos/gravador-de-eeprom-usb/

TED, não uso o skype, use o e-mail da loja para contato.

(marciovirtuatec@gmail.com)
Logged

Marcio R.

Visitem...

Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.13 :: SMF © 2006-2009, Simple Machines LLC Valid XHTML 1.0! Valid CSS!