Nova pagina 10

Fórum da junta técnica
Responsável: Prof. Moisés F. Pereira
CREA:5062053109

Regras do forum  


                                                                       CURSOS A DISTÂNCIA
 



Microondas
 

 

Micro-system

 
 
0SU52025 - Minicom RackManager 15

Eletrônica de bancada

 
Tecnologia LCD

 
JuntaTecnica.com
November 24, 2014, 06:53:13 AM *
Welcome, Guest. Please login or register.

Login with username, password and session length
News: SMF - Just Installed!
 
   Home   Help Login Register  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Dicas de possíveis defeitos em Seletores (Varicap)  (Read 10127 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Leandro Palmeira
Membro VIP
Apoio técnico
*****
Posts: 2433


leandropalmeira@hotmail.com.br
WWW Email
« on: October 14, 2008, 09:41:12 AM »

CHUVISCO - NÃO SINTONIZA OS CANAIS
 

Antes de optar pela troca do varicap, devemos realizar os testes abaixo:

 1- Meça as tensões nos pinos de +B do Varicap - Devemos encontrar entre 9 e 12 V. Este pino também pode vir com o nome de BM. Veja abaixo:



2 - Se o TV usa varicap comum, meça as tensões nos pinos VT, BL, BH e BU - O pino VT deve variar de 0 a 30 V. Se não houver tensão neste pino ou ela não variar, teste o zener de 33 V e todos os componentes que tem a ver com a tensão de sintonia, incluindo o micro. Os pinos do chaveamento de bandas BL, BH e BU devem receber tensão de 9 ou 12 V correspondente à banda de canais que queremos sintonizar. Se não há tensão nestes pinos, tente trocar o CI chaveador de bandas (LA7910). Se não resolver, o defeito é o micro que não está fornecendo o comando para o chaveamento de bandas. Não se esqueça de medir a tensão no pino do AGC. Deve dar entre 3 e 7 V. Veja abaixo estes procedimento:



3 - Se o TV usa o varicap PLL (moderno), confira as tensões nos pinos BT (33 V), BM (9 ou 12 V) e BP (5 V). Veja abaixo como medir as tensões nestes dois tipos de varicap:



IMAGEM COM MUITO CHUVISCO

Antes de mais nada certifique-se que a antena está boa e o local é favorável à recepção dos canais. Isto posto, o principal suspeito é o varicap, porém antes da troca do mesmo, verifique se o 1º transistor de FI está bom e corretamente polarizado e se a bobina detetora de vídeo está em boas condições. Você pode colocar a de outra TV para testar, já que elas trabalham na mesma freqüência (45,75 MHz). Observe abaixo:



COM TRAMA E SEM IMAGEM

O TV pode ou não ter linhas de retraço. Também pode ficar com ou sem som.

1 - Testar o transistor distribuidor de vídeo como visto abaixo:



2 - Medir a polarização do transistor citado. Se o distribuidor for NPN, a tensão do coletor deve ser a mais alta. Se for PNP é a tensão do emissor a mais alta. Observe:



COM TRAMA E SEM IMAGEM - CONTINUAÇÃO

3 - Injete sinal usando a escala de X1, com a ponta vermelha no terra, para testar o distribuidor e os componentes associados. Veja o procedimento abaixo:



4 - Meça a tensão nos pinos onde entram os controles de contraste, brilho e cor do faz tudo. Atue sobre o controle no menu -  Se a tensão no pino correspondente variar, o controle está funcionando bem. Caso contrário, o controle não está atuando e devemos testar a variação da tensão na saída do micro até chegar no pino correspondente no faz tudo. Observe abaixo:



COM TRAMA E SEM IMAGEM - CONTINUAÇÃO

5 - Meça a tensão no pino que faz o chaveamento TV/AV do faz tudo, caso este chaveamento não seja feito por um CI separado - Deve dar uma tensão para o modo TV e outra para o modo AV. Se a tensão não variar ao apertar a tecla AV no painel ou no CR, devemos testar esta tensão desde o micro até o faz tudo. Observe o procedimento abaixo:



6 - Injete sinal no pino de entrada do sinal de vídeo no faz tudo - Deve aparecer uma interferência bem forte na tela para comprovar que a etapa de vídeo interna ao CI está funcionando. Veja abaixo:



7 - Se em todos os testes indicados até aqui está tudo normal, devemos fazer a troca do CI faz tudo.

OBS - Também podemos fazer a pesquisa de defeito nos circuitos de imagem usando um osciloscópio, porém devemos ligar um gerador de barras na antena da TV e a pesquisa de sinal será do distribuidor de vídeo para frente até os pinos de saídas RGB do faz tudo.

SEM IMAGEM MAS TEM COR

Este defeito é mais comum ocorrer nos TVs antigos, nos quais a separação entre a luminância e a cor era feita fora do CI. Então se pegarmos um TV com este defeito, devemos injetar sinal e testar os componentes por onde passa exclusivamente o sinal de luminância (Y). Veja abaixo:



Se este defeito ocorrer em TVs modernos (raridade), devemos trocar o faz tudo.

IMAGEM PRETO E BRANCO

Nos televisores modernos (anos 90 para cá), quando a imagem preto e branco está normal e não aparecem as cores, o principal suspeito é o CI faz tudo, já que os circuitos de croma estão dentro dele. Porém antes de optar pela troca do CI, podemos realizar alguns testes fora dele, como indicado abaixo:

1 - Meça a tensão nos pinos de +B (1 e 9) do CI LA de croma - Devemos encontrar 5 V. Observe:



2 - Podemos testar o CI LA de croma injetando sinal – Com a ponta preta, injete um sinal (em X1) nos pinos de saída R-Y e B-Y do CI LA de croma. Se aparecer interferência de cor na tela, o CI faz tudo está bom. A seguir injetamos sinal nos pinos de entrada R-Y e B-Y do LA de croma. Se aparecer interferência de cor na tela, o LA está bom. Caso não apareça, ele está com defeito. Veja abaixo como devemos proceder:



3 - Se o TV tiver chaveamento nos cristais fora do CI (transistores ou diodos) - Meça as tensões nestes componentes. Troque o cristal PAL M e por último o CI faz tudo. Veja o teste do chaveamento dos cristais abaixo:



Obs - Ao trocar o cristal de 3,58 MHz, observe que há um capacitor cerâmico em série com ele para fazer o ajuste fino de freqüência. Se trocar o cristal por de outro fabricante, talvez seja necessário modificar o valor do tal capacitor para que a cor apareça. Os valores para este capacitor variam de 12 pF a 47 nF.

FALTA UMA DAS CORES

Observe como no caso deste defeito, apenas o colorido da imagem fica alterado, pela falta de azul ou de vermelho. Quando atuamos no controle de cor, a imagem fica preto e branco perfeitamente, descartando a hipótese do defeito estar na placa do tubo. Teste os componentes que estão entre a DL de croma e o faz tudo. Também pode ser defeito neste último CI. Nos TVs mais novos pode ser falta de um dos +B ou defeito no CI que faz o papel de DL de croma. Veja abaixo:



FALTA UMA DAS CORES

Observe como no caso deste defeito, apenas o colorido da imagem fica alterado, pela falta de azul ou de vermelho. Quando atuamos no controle de cor, a imagem fica preto e branco perfeitamente, descartando a hipótese do defeito estar na placa do tubo. Teste os componentes que estão entre a DL de croma e o faz tudo. Também pode ser defeito neste último CI. Nos TVs mais novos pode ser falta de um dos +B ou defeito no CI que faz o papel de DL de croma. Veja abaixo:

 

EFEITO VENEZIANA

Este defeito é causado pela linha de atraso de croma ou algum componente relacionado a ela. Também pode ser falha no chaveamento dos sistemas PAL/NTSC. Veja abaixo:


 
 
Fonte : http://lojadoseletor.com/
Logged

"Elogio é uma caixinha de presente ... Onde muita das vezes o presente é a falsidade!"

18GB com links diretos
Minha Barra
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.13 :: SMF © 2006-2009, Simple Machines LLC Valid XHTML 1.0! Valid CSS!